sábado, 24 de julho de 2010

TEORIA GERAL DO CAPITALISMO II

Se você tem o primeiro grau incompleto, vai entender, acompanhe: Você juntou 5 mil reais para realizar seu sonho e comprar um Fusca usado; achou dois anúncios idênticos e com endereços próximos; no primeiro, o dono, muito antipático, pediu 4 mil reais; você ficou entusiasmado, pois o carro vale mais, e ele disse que tinha um outro carro novo, ganhava bem, o Fusca era só para "tirar onda" e ele já havia enjoado disso; você disse que ainda estava procurando e gostou do carro, mas iria ver um último, ali perto; correndo, foi ver o outro. O carro estava exatamente nas mesmas condições de conservação do outro: quilometragem rodada, pneus, motor, estofamento, igualzinho! Até cor era a mesma! E ainda por cima o dono, muito simpático e humilde, tinha 8 filhos e a mãe entrevada, passava dificuldades, e só por isso o estava vendendo, disse; você sentiu piedade e pensou (tenho que comprar o carro desse coitado!). Quanto você quer no carro? -Estou pedindo 6 mil, disse. Aí você se decepcionou! Ele merecia o dinheiro, estava cheio de problemas graves, mas queria 2 mil a mais! -Deixa por 4 mil, vi um igualzinho por 4, se quiser dou os dados para você confirmar, voce argumentou. Mas ele realmente não podia; aí você, lembrando-se do seu instrutor de política do seu sindicato, que falava muito em "mercado injusto" e "mais igualdade social", tomou coragem e solidarizou-se com ele: - Olha, te dou 4 mil e quinhentos, estou perdendo dinheiro, mas vou ajudar você, seus problemas são muito graves, é justo que eu perca um pouco e você seja beneficiado. -Não dá, disse ele. -Estou vendendo pelo que eu preciso, menos que 6 mil infelizmente vou ter que esperar outro interessado. E você conversou, falou, tentou, chegou até a 5 mil, mas ele se manteve irredutível: 6 mil e ponto final.
Qual dos dois carros você compraria?
Se você comprasse o segundo, a 6 mil, para "se solidarizar" com o companheiro sofredor, você não tem juízo algum: é um romântico, imaturo e destinado a fracassar na vida.
Se você comprasse o primeiro Fusca, você nada mais teria feito o que a maioria das pessoas normais fariam.
Você então se decidiu pelo primeiro e voltou correndo: Que azar! O antipático já o havia vendido... Você foi sentir pena do dono do segundo e perdeu a grande oportunidade de fazer um bom negócio. Quem mandou ele fazer 8 filhos? Acaso é a cegonha que os traz? O que você tem com isso? Ele sabia muito bem como e porquê se faz filhos: porque dá prazer, saiu pensando você, cheio de raiva e arrependimento.
MORAL DA LIÇÃO: NÃO EXISTE CAPITALISMO MAU OU BONZINHO: O COMPORTAMENTO DO MERCADO LIVRE SEGUE A LÓGICA QUE VOCÊ SEGUIU: A LEI DA OFERTA E DA PROCURA, QUE NÃO FOI CRIADA POR NINGUÉM, NASCEU NATURALMENTE. TODOS PROCEDEM ASSIM, INCLUINDO OS COMUNISTAS. MAS É CLARO QUE ELES JAMAIS DEIXARÃO VOCÊ SABER DISSO.